domingo, 14 de novembro de 2010

Bolo rápido (para uma tarde de Inverno)

Com a chegada do Inverno e do tempo mais frio, começa a apetecer ficar em casa, no quentinho, a beber um chá e a comer uma fatia de um bom bolo.
Esta receita de bolo é um clássico da minha mãe, que o fazia quando éramos pequenas, e é engraçado como continua a saber-me da mesma maneira…
Além disso, adoro quando faço um bolo e a cozinha fica com aquele cheirinho que vem do forno…




BOLO RÁPIDO 


Ingredientes

300 gr. açúcar
300 gr. de farinha (Self Raising – já contém fermento. Caso não tenha esta farinha, adicionar 2 colheres de chá de fermento)
4 Ovos inteiros
Raspa e sumo de 1 laranja
2 dl de Natas
½ Chávena óleo


Numa tigela misture o açúcar com os ovos inteiros, usando uma vara de arames. Quando esta mistura estiver fofa, junte a raspa e o sumo da laranja, e volte a bater.
Junte lentamente as natas, nunca parando de mexer.
De seguida, junte o óleo, também lentamente, não parando de mexer.
Depois de tudo bem misturado, junte, a pouco e pouco, a farinha peneirada* (caso seja a farinha sem fermento, junte a farinha com o fermento antes de peneirar).
Unte com manteiga uma forma de buraco e leve a forno médio (180ºC). Deixe cozer entre 45 minutos a 1 hora. Para confirmar se o bolo já está cozinhado, espete um palito até fundo. O bolo só estará pronto quando, depois de espetar o palito, este sair seco.


Sugestão: Também pode fazer queques, usando formas individuais. Ficam óptimos.

* Para peneirar a farinha, utilize um coador ou passador, com uma malha fina. Peneirar a farinha vai evitar que, ao mistura-la com o resto da massa do bolo, esta não forme grumos. Para além disto, permite que o bolo cresça melhor.



Sem comentários:

Enviar um comentário